Disney entra em acordo com Sony Pictures para vendas de DVD

Acordo é uma tentativa de ressuscitar as mídias físicas cada vez menos consumidas

Com o acordo, Disney Movie Club encerra as atividades em maio deste ano (Imagem: reprodução Disney/Pixar)

A Disney entrou em acordo com a Sony Pictures para que a empresa, que faz parte do conglomerado japonês Sony Corporation, assuma a fabricação, distribuição e comercialização de DVD, Blu-ray e UHD Blu-ray nos Estados Unidos e Canadá. Com isso, o Disney Movie Club, site de vendas de DVD da Disney, também está sendo encerrado.

O site, que conta com mais de 125 títulos, entre clássicos e filmes mais recentes, deve ser encerrado definitivamente no verão norte-americano, especificamente no mês de maio.

O acordo é uma tentativa das empresas de reviver as mídias físicas, que ano após ano encolhe cada vez mais. Nos Estados Unidos, só em 2023 a receita das mídias físicas (de entretenimento) caiu em 25%, já a receita de streamings, também de entretenimento, aumentou em 19,3%, segundo o Digital Entertainment Group.

Apesar do DVD ainda ser o formato físico mais vendido, é evidente a tendência de perda de espaço para streamings. Com o acordo, a Disney deposita na Sony a esperança de melhorar os resultados.

Aliás, em 2021 a Sony assinou um acordo semelhante com a Lions Gate, também empresa de cinema e televisão.

O acordo entre as empresas específica que a Sony também será responsável por lidar com a criação e compressão dos discos, além de claro, ser responsável pelas vendas.