Google leva multa bilionária por causa da IA Gemini

A França multou a empresa em 1,3 bilhões de reais por ferir direitos autorais

Google foi multada em valor bilionário por ferir direitos autorais (Imagem: divulgação Google)

A Google foi multada pela França em 250 milhões de euros, equivalente a 1,3 bilhões de reais na conversão direta, após ser acusada de treinar a IA Gemini com conteúdo protegido por direitos autorais.

O Órgão de Fiscalização da França disse na quarta-feira (20/03), que está preocupado com o serviço de IA da Google após a empresa violar as regras de propriedade intelectual e de licenciamento com jornais e publishers. Em resumo, a Google foi multada pela acusação de treinar a IA Gemini com conteúdos já existentes de jornais e agências e não notificá-los. O que é proibido por lá!

No país francês, as grandes empresas tecnológicas precisam seguir a Lei 2019-775 e devem pagar pelas notícias que são divulgadas nas páginas de resultado de buscas.

Em 2022, a Google e o país fecharam um acordo em que a empresa pagaria essa remuneração aos sites e agências de notícias. Acontece que, com a violação da big tech em não notificar e pagar os jornais e agências que tiverem seus conteúdos usados para treinar o Gemini, ela violou o acordo e foi multada.

A França por anos vem tentando proteger os direitos autorais da imprensa contra o que o país chama de “dominação de grandes empresas de tecnologia que compartilham conteúdos noticiosos ou mostram notícias em pesquisas na Internet”.

Fontes: Tecnoblog e The Guardian