Google Podcasts chega ao fim

Plataforma foi desativada dia 2 de abril, usuários agora devem usar YouTube Music para áudios

Google Podcasts chega ao fim e será encerrado gradativamente (Imagem: reprodução Google)

Na terça-feira (02/04), a Google anunciou que desativou oficialmente a plataforma Google Podcasts. A plataforma ainda funciona em alguns países, mas aos poucos será encerrada totalmente.

O fim do Google Podcasts não é uma surpresa, no ano passado a Google havia informado que a plataforma chegaria ao fim. Agora os usuários devem migrar para o Youtube Music, que cada vez mais aposta em melhorias para atrair os ouvintes.

O motivo do fim da plataforma não é concorrência, muito pelo contrário! Acontece que o Youtube Music, também da Google, vem ganhando mais destaque da big tech depois do sucesso de podcasts em vídeos. Assim, a empresa foi deixando o Google Podcasts de lado para investir mais no Youtube Music.

Tanto que em nota oficial, a Google informou que “a decisão segue a resposta do mercado — as pessoas estão consumindo podcast em vídeo, assim como os criadores de conteúdo fornecem seus programas também nesse formato”.

Para provar seu ponto, ainda em 2023, a Google trouxe os dados de que 23% dos ouvintes usam o YouTube, contra apenas 4% usam o Google Podcast. Além de que o YouTube Music pode ser acessado via desktop pela plataforma do YouTube.

O Google Podcasts se junta ao Google +, YouTube Stories, Arquivos dos Álbuns e diversos outros produtos da empresa que foram descontinuados.

Fonte: Tecnoblog